Por Marcelle Machado
Mandala é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o universo.
No Budismo Tibetano, as mandalas são consideradas importantíssimas para a preparação de iniciadores ao Budismo, de forma a prepará-los para o estudo do significado da iluminação.
Originalmente criadas em giz, as mandalas são um espaço sagrado de meditação.
Atualmente são feitas com areia originárias da Índia.
Normalmente divididas em quatro secções, pretende ser um exercício de meditação e contemplação.
O objetivo da arte com Mandalas na cultura budista tibetana é reforçar as Quatro Nobres Verdades (veja em Budismo Tibetano as Quatro Verdades).
O processo de construção de uma mandala é uma forma de meditação constante. É um processo bastante lento, com movimentos meticulosos. O grande benefício para os que meditam a partir da mandala reside no fato de que a imaginaram mentalmente construída numa detalhada estrutura tridimensional.
No processo da construção de uma madala, a arte transforma-se numa cerimônia religiosa e a religião transforma-se em arte. Quando a mandala está terminada, apresenta-se como uma construção extremamente coloria. Depois do ciclo é desmanchada, a areia é depositada, geralmente, na água. Apenas uma parte é guardada e oferecida aos participantes.
Um monge inicia a destruição desenhando linhas circulares com seu dedo, depois espalham a areia e a colocam em uma urna. Quando a areia é toda recolhida, eles apagam as linhas que serviram de guia à construção e despejam a areia nas águas do rio.
O simples ato de fixar os olhos em seu ponto central (bindu) auxilia na indução para a meditação produzindo paz interior e principalmente promover insight para os momentos especiais.
Como usar as Madalas?
No monitor de seu computador fixe seus olhos no centro da Mandala estática ou em movimento e comtemple este momento que muitas vezes nos ajudam a ter insights e sensações únicas.
Você também pode imprimir a Mandala e decorar algum ambiente na sua casa ou no trabalho.
E há também as Mandalas para Colorir, outra forma de meditação onde a expressão artítisca por meio das cores equilíbra suas emoções, esta meditação é muito utilizada com crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário