domingo, março 14, 2010

Medicina Naturopática: O Futuro da Medicina

UNIVERSIA

Por Christina Garcia
Washington, D.C

Meu nome é Christina Garcia e estou no segundo ano de medicina na Southwest College of Naturopathic Medicine em Tempe, no estado Norte Americano do Arizona. Você pode estar se perguntando: "O que é medicina naturopática?" Espero que depois de ler este artigo, terá adquirido um conhecimento melhor sobre minha área de estudo, mas primeiro, deixe-me falar um pouco mais sobre mim e o que me levou a seguir uma carreira em medicina naturopática.

Quando era uma jovem sendo criada no estado de Minnesota, sabia que queria ser ou artista ou médica, mas já que era mais criativa, achava que seguir a carreira artística se encaixaria melhor com minha personalidade. Terminei um bacharelado em comunicação visual e logo depois me mudei para a Califórnia para "vencer" no mundo real. Passei os próximos anos trabalhando incessantemente como artista gráfica e apesar de ter sido recompensada por meu trabalho árduo, ainda me sentia frustrada com minha carreira.

Trocando o design pela medicina

Durante este tempo, nunca perdi minha paixão pela medicina e não demoraria a trocar minha carreira no mundo das artes gráficas para segui-la. Como eu já tinha um bacharelado, só precisaria pré-requisitos em ciência para entrar para a faculdade de medicina naturopática. A experiência negativa com a medicina convencional e meu estilo de vida que abraçava uma abordagem mais preventiva e holística da saúde me levou a uma medicina fora do padrão chamada naturopatia.

Posso dizer sinceramente, que dois dos maiores desafios da minha vida foi passar naquelas matérias científicas e me matricular na faculdade de medicina. Como sempre fui boa aluna, era bem sucedida em qualquer coisa que me dispunha a fazer, mas este desafio acadêmico era diferente. Em primeiro lugar estava fazendo matérias de um nível que eu nunca tinha feito antes e já que estava afastada da faculdade por alguns anos, minha capacidade de estudar estava um pouco enferrujada. Como conseqüência, tive que me concentrar mesmo em meus estudos.

Além disso, sabia que se eu quisesse ser bem sucedida na medicina naturopática, teria que viver isso por mim mesma, portanto pesquisei médicos naturopatas nos arredores da baía de São Francisco e achei o Dr. Carl Hangee-Bauer. Ele é médico credenciado em naturopatia e acupunturista que exerce medicina nas redondezas da baía por mais de 20 anos.

Minha interação com o Dr. Hangee-Bauer me deu um melhor entendimento das recompensas e desafios que teria que enfrentar como médica. Além disso, o envolvimento político do Dr. Hangee-Bauer com o credenciamento de médicos naturopatas no estado da Califórnia era inigualável se comparado com outros em sua posição. Achei isso uma verdadeira inspiração o que acabou sendo o catalisador necessário. Com esta experiência momentânea pude entender que me tornar uma médica naturopata não só me permitiria tratar pacientes com a devida atenção e dedicação, mas meu papel como naturopata seria também como ativista e pioneira. Este parecia ser o complemento perfeito a minha personalidade aberta e ambiciosa. Daí em diante sabia que tinha que me tornar uma médica naturopata.

Tratamento preventivo e terapias naturais

Escolher a medicina naturopática no lugar da medicina alopática (a medicina ocidental convencional) foi muito importante para mim, principalmente por que era como eu cuidei de minha saúde ao longo dos anos. Continuo acreditando que a melhor maneira de tratar um doente é tratar toda a pessoa, e a medicina naturopática faz isso. O treinamento naturopático é parecido com o estudo da medicina convencional no uso da ciência médica básica e das técnicas clínicas convencionais, mas também inclui modalidades como dieta e nutrição, técnicas de corpo e mente, manipulação naturopática, hidroterapia, homeopatia, medicina botânica, medicina tradicional chinesa, farmacologia e pequenas cirurgias. (*1)

Já que a ênfase da naturopatia é no tratamento preventivo e nas terapias naturais ao invés da abordagem sintomática de cura, os médicos naturopatas são os mais bem treinados clínicos gerais no exercício da medicina hoje em dia. Para mim, este é provavelmente o aspecto mais interessante de ser uma médica naturopata.

Apesar de não haver nenhuma prova de admissão para as faculdades de medicina naturopática, ser aceito nas faculdades naturopáticas ou alopáticas exige o mesmo esforço. Além de ter que cumprir os rigorosos requisitos acadêmicos, muita ênfase é dada ao conhecimento e paixão que o candidato tem pela medicina naturopática e sua filosofia. Esta talvez seja a qualificação mais importante que os entrevistadores procuram nos futuros alunos.

No momento, 13 estados emitiram licenças para médicos naturopatas que passaram nas provas de seus respectivos conselhos clínicos. Os estados de Nova York, Texas e Missouri em breve serão os próximos. Nos outros estados, os médicos naturopatas recebem um credenciamento que limita sua área de atuação. Tipicamente, a grande maioria dos estudantes de medicina naturopática que estão em vias de se formar se colocam logo no mercado de trabalho, geralmente abrindo seu próprio consultório porque residências em naturopatia são limitadas e não são exigidas. Para ajudar a preparar estes profissionais, minha faculdade tem um núcleo de carreiras que requere que façamos cursos empresariais e redijamos um plano de negócios antes da formatura. Estes requerimentos adicionais provaram ser de extrema valia.

Para os estudantes interessados num futuro em medicina naturopática, eu recomendo que localizem um médico naturopata em sua comunidade e se inteirem das oportunidades que possam estar disponíveis. Fui voluntária na recepção do Dr. Hangee-Bauer e passei mais um tempo extra criando a Naturopathic Society at San Francisco State University (Sociedade Naturopática da Universidade Estadual de São Francisco), onde fiz meus cursos de pré-requisito. Também me tornei uma paciente. Esta talvez tenha sido a melhor maneira de entender que tipo de médica eu seria um dia. Lembre-se que a medicina naturopática não é coberta no seguro saúde de muitos estados norte americanos - é mais do que provável que o paciente terá que pagar por estes serviços do próprio bolso. Entretanto, alguns médicos naturopatas fazem uso de uma tabela de preços diferenciada para atender os estudantes.

Como estudante do segundo ano de medicina naturopática, me vejo como uma pioneira. Com base em sua abordagem holística de terapia, acredito que é o futuro da medicina. Hoje em dia, mais do que nunca, os pacientes querem e precisam deste tipo de tratamento em nosso sistema de saúde.

Faculdades de Medicina Naturopática Credenciadas nos Estados Unidos:

Bastyr University14500
Juanita Drive,
NEKenmore, WA 98028
(425) 823-1300 (425) 823-1300
Bastyr Center for Natural Health (206) 834-4100
www.bastyr.edu

National College of Naturopathic Medicine
2220 SW Porter Street
Portland, OR 97201
(503) 499-4343
Natural Health Center Clinic (503) 552-1990
www.ncnm.edu

Southwest College of Naturopathic Medicine and Health Sciences
2140 East Broadway
Tempe, AZ 85282
(480) 858-9100 (480) 858-9100
Southwest Naturopathic Medical Center (480) 970-0000 (480) 970-0000
www.scnm.edu

University of Bridgeport College of Naturopathic Medicine (*2)
60 Lafayette Street
Bridgeport, CT 06601
(203) 576-4109
Naturopathic Medical Center (203) 576-4444
www.bridgeport.edu/naturopathy

Canadian College of Naturopathic Medicine
1255 Sheppard Avenue, E
North York, ON M2K 1E2
(416) 498-1255 (416) 498-1255
Robert Schad Naturopathic Clinic (416) 498-9763 (416) 498-9763
www.ccnm.edu

Naturopathic Organizations

American Association of Naturopathic Physicians
www.naturopathic.org

American Association of Naturopathic Medical Colleges
www.aanmc.org

Council on Naturopathic Medical Education
www.cnme.org

NOTAS

(*1) Baseado nos padrões estabelecidos pelo Conselho Norte Americano de Ensino Naturopático (American Council on Naturopathic Medical Education).

(*2) A University of Bridgeport College of Naturopathic Medicine recebeu status de candidatura do Conselho de Ensino Médico Naturopata em 31 de março de 2001 na reunião que tiveram em Tempe, no Arizona. A candidatura não é credenciamento, e nem assegura que serão eventualmente credenciados. Tem status de afiliação com o conselho, que indica que uma faculdade ou um programa satisfaz os requisitos de elegibilidade, obedece aos padrões no grau esperado para seu estágio de desenvolvimento e que demonstrou potencial para receber credenciamento no espaço de 5 anos após a obtenção da candidatura. Os candidatos são analisados ao menos a cada 2 anos.

Christina Garcia estuda medicina na Southwest College of Naturopathic Medicine em Tempe, no Arizona, e pode ser contatada no garciacg@qwest.net.

*Traduzido por Karen Shishiptorova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...