Edward Bach, o médico inglês que descobriu as essências florais para trazer a consciência de estados emocionais e mentais em desequilíbrios há todos os seres que habitam o planeta Terra com o propósito de Cura-te a Ti Mesmo, neste trabalho compilou 38 essências que formam o Sistema dos Florais de Bach.
Dr. Edward Bach (Fonte: www.flickr.com/Bach)
Nascido em setembro de 1886, em Moseley, um povoado perto de Birmingham, na Inglaterra. Desde criança demonstrou grande amor pela natureza, forte poder de concentração e uma profunda intuição e sensibilidade.
Aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham, concluído o curso, especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública. Durante a I Guerra Mundial trabalhou como responsável por 400 leitos de feridos da guerra no Hospital Universitário e observou como os pacientes reagiam diante das enfermidades e como essa reação influía no curso delas. Percebeu que o mesmo tratamento aplicado a pessoas diferentes nem sempre curava a mesma enfermidade, que medicamentos eficazes para algumas não atuavam em outras, e que pacientes similares em temperamento melhoravam com o mesmo remédio. Tornou-se para ele evidente que, no tratamento das enfermidades, a índole do paciente tinha mais importância que o seu corpo físico.
Antes de dedicar-se aos estudos das essências florais, Bach descobriu uma vacina que curava doenças crônicas, prosseguia seus estudos de aperfeiçoamento da vacina, quando em julho de 1917, foi acometido de um mal incurável, ao qual os médicos lhe deram somente três meses de vida, imbuído da idéia de terminar suas investigações, fechou-se em seu laboratório, trabalhando dia e noite, até que percebeu que estava totalmente curado. Essa experiência levou-o a conclusão de que um interesse absorvente, um grande amor ou um propósito definido na vida são fatores decisivos para a saúde e a felicidade do homem, vivenciou a importância do equilíbrio emocional na cura das enfermidades.
Em 1919, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista do Hospital Homeopático de Londres. Entusiasmou-se pela homeopatia, na qual encontrou muita semelhança com as suas próprias idéias e observações. Aprofundando seus estudos na obra de Hahnemann, fundador da homeopatia, decidiu preparar suas vacinas com a técnica homeopática e criou vacinas orais, que tiveram ampla aceitação no meio médico.
Em 1929, aos 43 anos de idade, Bach estava em pleno êxito profissional como clínico e pesquisador, quando, obedecendo a um chamado interior, abandou todas as suas atividades na cidade e partiu para o campo, em busca de novos remédios. Entre 1930 e 1934 descobriu os 38 remédios florais e escreveu os fundamentos de sua nova medicina. De volta à civilização, em 1936 disse a seus colaboradores: “Minha tarefa esta cumprida; minha missão neste mundo esta terminada.” Poucas semanas depois Bach deixou definitivamente o seu corpo físico enquanto dormia.
Deixou-nos um conhecimento profundo e, ao mesmo tempo, simples, que pode ser usado concomitantemente a outros tratamentos e não provoca efeitos colaterais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário