A preparação das essências florais requer atenção especial na natureza do meio, na vibração e potência das flores, nas condições meteorológicas e, em estudo profundo das propriedades físicas e energéticas da planta, através de seus ciclos de crescimento.
Dr. Bach preparava as essências apenas com os elementos da natureza (Terra, Ar, Fogo, Água); só que não era simplesmente isso e então entrou o quinto elemento, que é quem faz a essência, o produtor é a quintaessência, este, que é o conservante.
Colocam-se as flores numa cuba de cristal; deixa no sol e depois se acrescenta o conservante.
Estágios da Preparação das Essências Florais
1. Preparação da Tintura Mãe.
2. Preparação do Frasco de Estoque (kit das essências florais).
3. Preparação do Frasco Diluído.
1 – Preparação da Tintura Mãe
Colheita das flores. Utilizam-se as mesmas plantas que o Dr. Bach descobriu na Inglaterra.
As flores são colhidas por volta das 8 horas da manhã.
São flores de várias árvores do mesmo tipo.
Usa-se uma folha para colher a flor (para não ter contato com as mãos).
Após a colheita, usa-se o método solar ou de fervura para a extração da tintura mãe.
Método Solar (Sun Method)
Vinte espécies flores que florescem na primavera e verão são preparadas por método solar: Agrimony, Centaury, Cerato, Chicory, Clematis, Gentian, Gorse, Heather, Impatiens, Mimulus, Oak, Olive, Rock Rose, Scleranthus, Wild Oat, Vervain, Vine, Water Violet, White Chestnut e Rock Water (água de nascente).
As flores são colocadas numa cuba de cristal; coloca-se água da fonte até encobri-las; a cuba deve ficar próxima à planta e o sol deve incidir direto sobre as mesmas durante aproximadamente 3 horas. O dia tem que estar totalmente claro, sem nenhuma nuvem, pois o sol não pode ser coberto em nenhum momento.
Método de Fervura (Boiling Method)
São preparados através do método de fervura, os brotos de árvores, arbustos, plantas e flores de 18 espécies de flores que florescem no outono e inverno: Cherry Plum, Elm, Aspen, Beech, Chestnut Bud, Hornbeam, Larch, Walnut, Star of Bethlehem, Holly, Crab Apple, Willow, Pine, Mustard, Red Chestnut, Honeysuckle, Sweet Chestnut, Wild Rose.
As flores são colocadas numa panela de inox, vidro ou de ágata e, depois, são cobertas com água da fonte e fervidas por 30 minutos. Apaga-se o fogo e deixa-se esfriar perto da planta.
Em ambos os casos, após seus procedimentos, a água é coada e colocada numa garrafa com 50% de brandy de uvas e 50% da solução coada. Está feita a tintura mãe.
2– Preparação do Frasco de Estoque
A preparação consiste na adição de brandy de uvas (equivalente a duzentas e quarenta partes iguais à da tintura mãe), dando origem aos chamados frascos de estoque (Stock Botle), com validade de cinco anos.
3 – Preparação do Frasco Diluído
O frasco diluído contém 70% de água mineral, 30% de brandy de uvas (conhaque envasado em tonéis de carvalho) e 2 gotas do frasco de estoque de cada essência floral (no caso do Rescue Remedy são necessárias 4 gotas). Quando o paciente não quer o brandy de uvas, pode-se utilizar o vinagre de maçã natural a 10% na solução com água mineral.
O frasco é de 30 ml, de vidro esterilizado, de cor âmbar com bulbo de látex e cânula de vidro.
No Brasil, a maioria dos pacientes toma este frasco diluído (4 gotas, 4 vezes ao dia); na Inglaterra, é comum o paciente comprar o frasco de estoque e diluir 2 gotas num copo com água e tomar durante o dia.
Quantidade de conservante: pode variar entre 5% e 30%.
Tipos de conservantes: conhaque (brandy), glicerina vegetal, álcool de cereais, vinagre de maça.
Quantidade de gotas: Apenas para o Rescue se usa 4 gotas, para as demais essências 2 gotas.
Como tomar: Recomendação do Dr. Bach, 4 gotas/ 4 vezes ao dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário