Sequência de 7 movimentos que fortacelem e harmonizam o corpo, a mente e a alma.
Postura inicial ou básica: Wu Chi
Movimento 1 - Sustentar o Céu com as Mãos
A partir da postura Wu Chi abra os olhos e lentamente eleve os braços lateralmente, com as palmas voltadas para o solo até que as mãos fiquem sobre a cabeça: as palmas naturalmente irão se voltar para o céu, como se fossem sustentá-lo. Ao mesmo tempo, fique nas pontas dos pés.
Volte à posição inicial lentamente, descendo os pés, juntamente com os braços. retornando à postura Wu Chi.
Quando elevar os braços, inspire: quando abaixá-Ios, expire. Inspire e expire pelo nariz.
Efeitos: Regulariza o Triplo Aquecedor por toda a extensão do corpo.
Movimento 2 - Mirar a Águia ao Longe
A partir da postura Wu Chi afaste lateralmente o pé esquerdo (mais ou menos dois terços a mais do que a largura dos ombros: posição do cavaleiro sobre o cavalo). Os joelhos ficam semiflexionados, a coluna, ereta e o quadril, "encaixado". Mantenha o 2º, 3 º e 5º dedo estendidos e apóie o 1º dedo sobre o 4º dedo.
Cruze os braços à frente do corpo, de forma que, inicialmente, o direito fique por cima do esquerdo. Inspirando, eleve os braços até as mãos ficarem na altura dos mamilos.
Estenda o braço esquerdo lateralmente, mantendo-o na linha do ombro, como se estivesse puxando um arco de flecha.
Ao realizar o movimento, vire a cabeça para o lado esquerdo e olhe para o objetivo (o indicador e além dele) "como se a pessoa mirasse uma águia ao longe".
O cotovelo direito fica flexionado com o antebraço sobre o tórax e paralelo ao solo, na altura do mamilo. Durante o movimento, imagine-se puxando a corda do arco, empur-rando o cotovelo para a direita e para trás. Deixe os braços alinhados num plano frontal.
Durante o movimento de extensão do cotovelo flexione um pouco mais os joelhos.
Expire, retornando à posição inicial. Estenda um pouco os joelhos, cruze o braço es-querdo acima do direito e realize o movimento para a direita.
Efeitos: Melhora a respiração e as funções circulatórias. Regulariza o Chi dos Canais das Mãos.
Movimento 3 - Separar o Céu e a Terra
Saindo da postura Wu Chi, leve a mão esquerda à frente do estômago com a palma da mão voltada para baixo e a mão direita na altura do umbigo com a palma da mão voltada para cima.
Inspirando, afaste as mãos, elevando a mão direita acima da cabeça, com a palma voltada para o céu e os dedos na direção do centro do corpo; abaixe a mão esquerda até ficar ao lado da coxa, com a palma voltada para baixo, dedos para frente c cotovelos semiflexionados.
Enquanto expira, aproxime as mãos, de modo que a direita fique na altura do estômago com a palma da mão voltada para baixo e a esquerda na altura do umbigo, com a palma da mão voltada para cima. Separe as mãos novamente, elevando a esquerda e abaixando a direita.
A pessoa precisa ter a impressão de que as mãos empurram algo que resiste, mas ela não deve colocar força.
Efeitos: Regulariza o Chi dos Canais dos Pés.
Movimento 4 - Tirar o Fogo do Coração
A partir da postura Wu Chi afaste lateralmente o pé esquerdo, ficando na posição do cavaleiro sobre o cavalo.
Coloque as mãos na cavidade das virilhas, deixando os polegares para trás. Flexione o quadril 90° à frente.
Eleve o tronco pelo lado esquerdo mantendo o quadril "encaixado" e estendido. O peso do corpo se desloca para o membro inferior esquerdo, que está flexionado. O membro inferior direito fica estendido. O ombro direito se move para trás, alinhando-se com o calcanhar direito de forma que o lado direito do corpo fique estendido.
Cabeça, tronco e perna direita ficam alinhados. Fixe o olhar no 5º pododáctilo direito sem inclinar a cabeça. Mantenha a posição por uns 3 segundos.
Retorne à posição inicial movimentando o corpo pelo lado esquerdo até flexionar novamente o quadril 90°. Execute o movimento à direita.
A inspiração se faz enquanto o tronco é movido às laterais. Expire quando retornar o tronco à posição inicial desse exercício.
Efeitos: A prática regular desse exercício acalma o "fogo do coração". diminui o Yang, alimenta o Yin e aquieta o corpo e a mente.
Movimento 5 - Torcer a Coluna
Volte à postura Wu Chi, aproxime o pé esquerdo do direito (deixe aproximadamente apenas um punho de distância). Mantenha o tronco ereto e os joelhos flexionados.
Inicie rotacionando as vértebras cervicais para trás, depois rotacione as vértebras torácicas e, por fim, as vértebras lombares.
Volte lentamente à posição inicial, com o olhar sempre no eixo. Primeiro as vértebras lombares, depois as torácicas e por fim as cervicais.
Repita o movimento para o lado direito.
Quando fizer a rotação, inspire; quando a desfizer, expire.
Efeitos: Massageia internamente os órgãos e vísceras, fortalecendo-os; acalma o Shen (espírito) e aprimora a flexibilidade da coluna.
Movimento 6 - Segurar os Pés com as Mãos
A partir da postura Wu Chi afaste lateralmente os pés deixando-os a um terço a mais da largura do ombro.
Inspire enquanto eleva lateralmente os braços até ficarem acima da cabeça, com as palmas das mãos voltadas para baixo (quando as mãos alcançarem a altura da cabeça, vire as palmas para frente) e o olhar para frente.
Mantenha os antebraços paralelos ao corpo e, expirando, flexione os joelhos mantendo a coluna ereta até o quadril chegar na altura dos joelhos (ou você atingir seu limite) e toque a ponta dos pés com as mãos, segurando os dedos.
Inspire estendendo os joelhos e elevando o quadril.
Expire desenrolando o corpo, subindo o tronco lentamente, vértebra por vértebra, de forma que a cabeça seja a última a se erguer.
Efeitos: Esse exercício alonga os músculos da cintura e da região lombar, fortalece os rins por massagear e melhorar a circulação de sua energia.
Movimento 7 — Olhar com Raiva
A partir da postura Wu Chi afaste os pés até ficar dois terços a mais da distância dos ombros (posição do cavaleiro). O braço direito fica sobre o esquerdo e os punhos se mantêm fechados e na altura da cintura.
Olhe para dentro de si com os olhos abertos. Inspire flexionando os cotovelos até os punhos chegarem à altura do peito. Estenda o cotovelo esquerdo e deixe o punho na altura do ombro. Abaixe o braço direito deixando o punho na altura da cintura. Rotacione o pescoço para a esquerda, contraia todos os músculos do corpo e olhe firme como se estivesse com raiva. Simultaneamente ao movimento, os joelhos aumentam a flexão.
Expire ao retomar à posição inicial deste exercício, deixando o punho esquerdo sobre o direito. Repita o movimento para o lado direito.
Efeitos: Reforça os músculos. Expulsa a raiva do fígado.
Movimento 8 — Ficar na Ponta dos Pés e Regular os Meridianos Yang
A partir da postura Wu Chi una os pés. Mantenha os joelhos semiflexionados, o quadril "encaixado" e a cabeça alinhada com a coluna.
Inspire elevando lentamente os calcanhares (flexão plantar) e impulsionando a cabeça para o céu.
O queixo estará voltado para o externo e os olhos fixos em algum ponto no solo. Permaneça de 2 a 3 segundos nessa posição, enquanto estende a coluna vertebral inteira.
Expirando, solte o corpo de uma só vez, "batendo" os calcanhares no solo e flexionando os joelhos.
Efeitos: Fortalece o corpo inteiro. Regula os 12 canais de energia. Os chineses dizem que esse exercício cura as "100 doenças". Regula os canais Yang.
Recomendação: Repita cada movimento pelo menos 12 vezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário